quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

DATA MINING na Banca


Um dos mais valiosos bens de qualquer empresa é o grande volume de dados recolhidos pelas diversas aplicações e sistemas, distribuídos por toda a organização. Estes dados são continuamente actualizados e reflectem com elevado grau de detalhe as tendências, comportamentos, e atitudes sobre as actividades, clientes e negócios da empresa. Se por um lado o grau de detalhe pode constituir uma base fiável e eficaz no apoio aos processos de tomada de decisão e previsão, por outro lado o volume dos dados torna impossível a sua leitura e compreensão por especialistas.

Algumas organizações já usam ferramentas computacionais para gerar relatórios a partir destes dados históricos. Surpreendentemente poucas organizações percebem os benefícios da utilização dos seus dados históricos para detectar padrões e tendências. Ainda menos organizações incluem análise preditiva no dia-a-dia dos processos empresariais para tomar decisões e usar previsões como forma para melhorar a agilidade global da empresa.

Este é a primeira de uma sequência de sessões de trabalho temáticas dedicados à extracção de conhecimento em diversas áreas de actividades económicas. O tema escolhido para iniciar estas sessões é a banca, outros se seguirão sobre extracção de conhecimento em marketing, extracção de conhecimento em finanças, etc.

Fonte: EGP-UPBS

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