sexta-feira, 24 de abril de 2009

Segway e GM desenvolvem “carro” de duas rodas

O PUMA (Personal Urban Mobility and Accessibility) foi anunciado hoje nos EUA e resulta de uma cooperação entre o fabricante de automóveis General Motors e a Segway. Trata-se de um veículo eléctrico de dois lugares, assente em apenas duas rodas.

Segundo a notícia publicada no Los Angeles Times, o novo veículo vai ter dois lugares sentados, alcançar uma velocidade máxima de 60 km/h e apresentar uma autonomia de 60 km (baterias de iões de lítio).
Mas a grande novidade tecnológica do PUMA é a utilização de apenas duas rodas, onde vão ficar integrados os motores eléctricos. O equilíbrio vai ser mantido graças à tecnologia de balanceamento da Segway, uma evolução do que já está disponível nos aparelhos da marca.

Está ainda previsto que os novos veículos comuniquem automaticamente uns com os outros, de modo a que possam interagir uns com os outros para prevenir acidentes e evitar o trânsito.

As duas empresas não anunciaram qualquer data de lançamento nem anteciparam o preço do aparelho, mas Larry Burns, vice-presidente para a pesquisa e desenvolvimento da GM, garantiu que o total custo de utilização do PUMA (aquisição, seguros, manutenção e energia) será apenas de 25% a 33% do custo de um veículo tradicional equivalente.

Sem comentários: